sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A Menina que Roubava Livros(The Book Thief) - Marcus Zusak


-UMA PEQUENA NOTA-
Estreando nessa budega entregue às moscas com uma resenha literária. É, A Menina que Roubava Livros (The Book Thief).Sei que o livro já foi lançado há algum tempo, porém, só li agora, e depois, VALE TUDO aqui.

Markus Zusak, o autor, aborda a história de uma menina que, vòila, ROUBAVA LIVROS. Sim, ela roubava. A história é narrada pela Morte, que diz ter encontrado a pequena Liesel Meminger três vezes. Tudo se passa na Alemanha e, basicamente, entre as ruas Himmel e a Grande Strasse. Na primeira residia os Hubermann, a família que adotou a pequena Liesel Meminger, após ser deixada no abrigo pela mãe e presenciar a morte do irmão. Encontrava-se sozinha e foi nos livros que ela buscou dar sentido à tudo aquilo (o abandono da mãe, a morte do irmão e Hitler) . Nos livros e nos amigos. Jogando futebol, ela conhece Rudy Steiner, o garoto que mais passou a pedir beijos àquela Saumensch, que passa a ser seu melhor amigo, e, acredito eu, também o seu amor. Max, o judeu que fez do porão da casa de número 33 na rua Himmel, um esconderijo, e que lhe escrevera dois livros. Hans Hubberman, seu novo papai, o acordeonista dono de um coração enorme que ensina a arte de ler à garotinha. Ilsa Hermann, a mulher do prefeito, dona de um paraíso para a a pequena, uma biblioteca. A qual, a própria Liesel confessa ter sido sua melhor amiga e que ela demorou a perceber este fato.
São 480 páginas de uma história envolvente, incrível. Mostra com sensibilidade como a literatura salva a vida da garota, mesmo no meio de uma guerra e de uma vida tão turbulenta. Ela, cheia de feridas, descobre como cicatriza-las, ou, pelo menos, tentar.

2 comentários:

Caio Thomas disse...

Adoreei esse livro!
E estou esperando ansioso para ver o filme, espero não me decepcionar.

=D

Fernando Neto disse...

AAAA . . . eu tô louco pra ler esse liiviroooo *___________________*
a mizeravel da minha amiga ainda não terminol de ler.
todos falam que é massaa.!