segunda-feira, 5 de setembro de 2011

http://myplaystoday.blogspot.com/


(via My Plays Today)

Freddie Mercury, popularmente conhecido por liderar o Queen - um dos mais aclamados e influentes grupos de Rock da história -, completaria, hoje, se estivesse vivo, 65 anos. A data não foi esquecida nem pelo Google, que resolveu dar uma surpresa aos fãs: fazer uma homenagem, através de um doodle, em sua página inicial de buscas.

A homenagem é bastante oportuna uma vez que, em 2011, não só o Freddie faria 65 anos, mas o Queen - que hoje segue sem Freddie e com Paul Rodgers no vocal - completa 40 anos de carreira. No Twitter, no início do dia, "Freddie Mercury" esteve no topo dos Trending Topics (TT's) mundiais (índice de assuntos mais comentados desta rede), e no final desta tarde "Bohemian Rhapsody" (título de uma canção da Queen) esteve no top 10 dos assuntos mais tuitados.

Tanta "badalação" não é à toa. O Queen é tido pelo público e pela crítica como uma das mais importantes bandas de Rock da história da música, chegando a vender mais de 300 milhões de álbuns no mundo inteiro. Uma das bandas mais populares da Ingalterra, especialmente nas décadas de 1970 e 1980, o Queen foi um dos precussores do Rock como hoje o concebemos, fazendo uma pioneira mistura de Hard e Glam Rock com pitadas de Ópera e música Pop.

Freddie Mercury foi, e continua sendo, um mito. Tido como um dos maiores vocalistas de Rock de todos os tempos, fez também carreira solo e teve uma vida cercada por controvérsias. Como todo gênio que vive sob holofotes, foi alguém de grandes conflitos e que, apesar do sucesso e da personalidade forte, evitava a exibição de sua vida pessoal na mídia.

Infelizmente, partiu em em novembro de 1991, aos 45 anos, vítima da AIDS (ao ser acometido de pneumonia) e da "solidão", seis anos depois de, em 1985, participar da primeira - e histórica - edição do festival de música Rock in Rio (que reuniu nomes como AC/DC, Iron Maiden, Scorpions, The B-52's, Whitesnake, Rod Stewart, Nina Hagen e cia). Mas, traçando um paralelo com outro poeta-música vítima do mesmo mal, "O tempo não pára". E como cantou o próprio Freddie, "The show must go on".

Por isso, sendo um bom apreciador de música e de um bom Rock, eu não poderia deixar de registrar um pouco da musicalidade ímpar desse cara aqui. Quem, assim como eu, passou a infância ouvindo, ao menos vez por outra, as canções compostas e/ou entoadas pelo Freddie e pelo Queen, sabe o quanto esse som é único. Assim sendo, deixo aqui uma palhinha do que, pra mim, nem é música, é um "absurdo" de tão bom:

Queen - Bohemian Rhapsody



Jéfte Amorim
@jefsinistro
(via My Plays Today)

Um comentário:

dade amorim disse...

Ele merece, até hoje ele merece. Também era fã do Fred Mercury, e o Queen era um grande grupo.

Beijo, Jèssica.